domingo, 11 de outubro de 2009

Estreia no mundo das letras!

Não é pelo nome de Renatinho Júnior que ele é conhecido. Famoso no mundo inteiro, o jogador de futebol e de peteca, e recordista mundial de cuspe à distância, Ronaldinho Gaúcho decidiu expandir seus horizontes. Ele acaba de lançar seu primeiro livro, Jogando Bola e Outros Poemas, disponível desde já em 56 idiomas além do português. Ontem à noite, na Academia Brasileira de Letras, houve um lançamento relâmpago do livro do jogador, que não pôde ficar no país por mais de uma hora, visto que precisava partir urgentemente para um desafio de queda de braço no Alasca.

Na rápida apresentação, Ronaldinho fez um pequeno discurso, e falou sobre a escolha de publicar o livro sob um pseudônimo: "Eu queria muito experimentar outros nomes. Pra variar um pouco. 'Ronaldinho Gaúcho' tava me enjoando. Então, resolvi usar outro. Enquanto escrevia, e até depois, enquanto meus agentes cuidavam de toda a edição etc., obriguei todos a me chamarem de Renatinho Júnior (risos)."

Como é do agrado do novo Poeta, a festa não poderia ser outra a não ser um churrasco. Nesta noite, com a impossibilidade de Renatinho se demorar no local, tudo ficou sob o comando do Presidente da Academia: "Infelizmente, nosso ilustre novato não pôde ficar por mais tempo, entretanto é para mim uma honra dar continuidade a essa festa em sua homenagem e em homenagem a este maravilhoso livro."


Renatinho, como prefere ser chamado no momento, estava acompanhado de sua agente literária Paris Hilton, que fez, ela própria, as traduções do livro para todos os outros idiomas. Correm rumores de que Renatinho e Paris são um casal, mas ela desconversa: "Ha Ha Ha... ãhh... He He..." Entre os mais de mil convidados estavam o grande amigo (e padrinho do cachorro de Renatinho), Guardiola (chamado de Graviola pelo amigo e compadre - e em homenagem a quem o cachorro foi batizado: Radiola) e Amaury Jr, o fuxiqueiro-mor do país, que animou a noite após a partida de Paris Hilton, até então a alma da festa.

Lá fora, uma multidão aguardava para ver Ronaldinho Gaúcho e ganhar a sacolinha de brinde, que vinha com um poema e um churrasquinho. Mas ele saiu rapidamente com Paris e não pôde dar atenção a todos. As pessoas, no entanto, não ficaram desapontadas: todas ganharam suas sacolinhas. No fim da festa, quando o estoque de bebida já acabava e as pessoas começaram a cantar um pout-pourri dos hinos de clubes de futebol cariocas, uma pilha de livros autografados caiu dentro da churrasqueira, sem causar maiores danos. O Presidente da Academia assumiu a responsabilidade e afirmou que arcaria com os possíveis prejuízos: "Se necessário, até mesmo falsifico os autógrafos! Ha Ha Ha!"

Jogando Bola e Outros Poemas, segundo o próprio autor, revela sua visão apaixonada sobre o que é o futebol e a vida, entre outros temas do cotidiano. Renatinho afirma que todos os poemas vieram a sua mente naturalmente e confessa que vários deles o fizeram chorar, muitas vezes de rir: "Espero que todos se divirtam lendo como eu me diverti escrevendo." O livro está disponível para compra em todas as livrarias do país e na página oficial do livro na internet. Não perca!

Um comentário:

Thay Gomez disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mano, adorei as fotos, ficaram perfeitas!!